quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

De olho nas contribuições

Caixa emitirá documento com informações previdenciárias para facilitar aposentadoria


Trabalhadores formais da iniciativa privada que têm conta concorrente ou poupança na Caixa Econômica Federal passarão a ter acesso ao Extrato de Informações Previdenciárias diretamente nos terminais de autoatendimento do banco. A parceria entre o Ministério da Previdência Social e o banco será assinada hoje à tarde, em cerimônia em Brasília.


A verificação do extrato previdenciário poderá ser feita a cada mês e o acesso também será possível por meio do sistema de Internet banking da Caixa. Anteriormente, o serviço estava disponível apenas para segurados do INSS que são clientes do Banco do Brasil. A ideia é estender para outros bancos.


Por meio do extrato, o segurado poderá acompanhar, de forma mais rápida e eficaz, se a empresa na qual ele trabalha repassa ao INSS as contribuições previdenciárias descontadas diretamente do seu contracheque. O mecanismo também vai facilitar a solicitação, pelo trabalhador, da correção ou inclusão de períodos que não constem informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ao empregador.


Os dados armazenados no CNIS são utilizados para o reconhecimento do direito aos benefícios da Previdência Social. Entre eles, a contagem do tempo de contribuição ao INSS para fins de aposentadoria e outros benefícios.


Acesse extrato no site


Os segurados que não têm contas na Caixa ou Banco do Brasil podem acessar o Extrato de Informações Previdenciárias por meio do portal da Previdência Social — www.previdencia.gov.br. Basta entrar em ‘agência eletrônica:segurado’ e ‘extrato previdenciário’. No entanto, é preciso antes agendar, por meio do 135, visita em um das agências do INSS para cadastrar senha de acesso.


Após 60 dias, benefício é bloqueado


Os benefícios pagos pelo INSS que não são sacados até 60 dias (dois meses) pelo segurado, após a data marcada para o seu pagamento, são devolvidos ao instituto pelos bancos pagadores. As aposentadorias e pensões são bloqueados automaticamente. Para liberar, o segurado precisa ir até a agência do INSS, onde deu entrada no benefício, para reativar o depósito.


Para fazer o desbloqueio do cartão no posto da Previdência Social, o aposentado deve ter em mãos documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. O bloqueio do benefício após 60 dias é uma das medidas do Ministério da Previdência Social para fechar o cerco contra fraudes, como o saque por parentes dos benefícios dos segurados que morrem e que o INSS ainda não foi informado.


Fonte: O DIA

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