terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Código de barras de produtos terão informações sobre prazo de validade

Observação: Notícia de 05/12/2011


A Apas (Associação Paulista de Supermercados) vai disponibilizar ao mercado uma ferramenta que permite agregar informações sobre o prazo de validade dos produtos ao código de barras de cada item. O objetivo é evitar a venda de produtos vencidos nos supermercados.

A ferramenta será disponibilizada aos associados da Apas, através de uma associação feita com a empresa Toledo Brasil. De acordo com o presidente da Apas, João Galassi, a iniciativa complementa a Campanha de Olho na Validade, que oferece aos consumidores que acharem um produto fora do prazo de validade um item igual gratuitamente.

De Olho na Validade

Uma pesquisa elaborada pela Apas mostrou que 82% de seus associados aderiram à Campanha e 93% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. De acordo com o estudo, as seções de perecíveis (35,6%) e mercearia (24,7%) dos supermercados obtiveram o maior número de ocorrências de produtos com prazo de validade vencido.

Sobre a ferramenta que insere informações de validade ao código de barras, o diretor de Apoio ao Associado em Tecnologia da Informação e Logística, José Flávio Fernandes, explicou que a novidade vai facilitar a operação dos estabelecimentos, pois “o modelo barra nos checkouts os produtos vencidos, impossibilitando a venda”.

O sistema também vai contribuir para o controle de vendas, já que mostra quantos itens foram vendidos de cada lote. Os estabelecimentos saberão quais itens ainda estão dentro das lojas, mesmo que o consumidor tenha tirado o produto da prateleira original, conforme explica Galassi.

Um projeto-piloto da parceria foi implantado no Atacado Roldão, sem onerar custos ao associado, para ajustar etiquetas e códigos padrão para a operação. A expectativa é de que até 30 de janeiro de 2012 a ferramenta já esteja disponível para os associados.


Fonte: Infomoney

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