Caixa emitirá documento com informações previdenciárias para facilitar aposentadoria
Trabalhadores formais da iniciativa privada que têm conta concorrente ou poupança na Caixa Econômica Federal passarão a ter acesso ao Extrato de Informações Previdenciárias diretamente nos terminais de autoatendimento do banco. A parceria entre o Ministério da Previdência Social e o banco será assinada hoje à tarde, em cerimônia em Brasília.
A verificação do extrato previdenciário poderá ser feita a cada mês e o acesso também será possível por meio do sistema de Internet banking da Caixa. Anteriormente, o serviço estava disponível apenas para segurados do INSS que são clientes do Banco do Brasil. A ideia é estender para outros bancos.
Por meio do extrato, o segurado poderá acompanhar, de forma mais rápida e eficaz, se a empresa na qual ele trabalha repassa ao INSS as contribuições previdenciárias descontadas diretamente do seu contracheque. O mecanismo também vai facilitar a solicitação, pelo trabalhador, da correção ou inclusão de períodos que não constem informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ao empregador.
Os dados armazenados no CNIS são utilizados para o reconhecimento do direito aos benefícios da Previdência Social. Entre eles, a contagem do tempo de contribuição ao INSS para fins de aposentadoria e outros benefícios.
Acesse extrato no site
Os segurados que não têm contas na Caixa ou Banco do Brasil podem acessar o Extrato de Informações Previdenciárias por meio do portal da Previdência Social — www.previdencia.gov.br. Basta entrar em ‘agência eletrônica:segurado’ e ‘extrato previdenciário’. No entanto, é preciso antes agendar, por meio do 135, visita em um das agências do INSS para cadastrar senha de acesso.
Após 60 dias, benefício é bloqueado
Os benefícios pagos pelo INSS que não são sacados até 60 dias (dois meses) pelo segurado, após a data marcada para o seu pagamento, são devolvidos ao instituto pelos bancos pagadores. As aposentadorias e pensões são bloqueados automaticamente. Para liberar, o segurado precisa ir até a agência do INSS, onde deu entrada no benefício, para reativar o depósito.
Para fazer o desbloqueio do cartão no posto da Previdência Social, o aposentado deve ter em mãos documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. O bloqueio do benefício após 60 dias é uma das medidas do Ministério da Previdência Social para fechar o cerco contra fraudes, como o saque por parentes dos benefícios dos segurados que morrem e que o INSS ainda não foi informado.
Fonte: O DIA
Trabalhadores formais da iniciativa privada que têm conta concorrente ou poupança na Caixa Econômica Federal passarão a ter acesso ao Extrato de Informações Previdenciárias diretamente nos terminais de autoatendimento do banco. A parceria entre o Ministério da Previdência Social e o banco será assinada hoje à tarde, em cerimônia em Brasília.
A verificação do extrato previdenciário poderá ser feita a cada mês e o acesso também será possível por meio do sistema de Internet banking da Caixa. Anteriormente, o serviço estava disponível apenas para segurados do INSS que são clientes do Banco do Brasil. A ideia é estender para outros bancos.
Por meio do extrato, o segurado poderá acompanhar, de forma mais rápida e eficaz, se a empresa na qual ele trabalha repassa ao INSS as contribuições previdenciárias descontadas diretamente do seu contracheque. O mecanismo também vai facilitar a solicitação, pelo trabalhador, da correção ou inclusão de períodos que não constem informações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ao empregador.
Os dados armazenados no CNIS são utilizados para o reconhecimento do direito aos benefícios da Previdência Social. Entre eles, a contagem do tempo de contribuição ao INSS para fins de aposentadoria e outros benefícios.
Acesse extrato no site
Os segurados que não têm contas na Caixa ou Banco do Brasil podem acessar o Extrato de Informações Previdenciárias por meio do portal da Previdência Social — www.previdencia.gov.br. Basta entrar em ‘agência eletrônica:segurado’ e ‘extrato previdenciário’. No entanto, é preciso antes agendar, por meio do 135, visita em um das agências do INSS para cadastrar senha de acesso.
Após 60 dias, benefício é bloqueado
Os benefícios pagos pelo INSS que não são sacados até 60 dias (dois meses) pelo segurado, após a data marcada para o seu pagamento, são devolvidos ao instituto pelos bancos pagadores. As aposentadorias e pensões são bloqueados automaticamente. Para liberar, o segurado precisa ir até a agência do INSS, onde deu entrada no benefício, para reativar o depósito.
Para fazer o desbloqueio do cartão no posto da Previdência Social, o aposentado deve ter em mãos documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. O bloqueio do benefício após 60 dias é uma das medidas do Ministério da Previdência Social para fechar o cerco contra fraudes, como o saque por parentes dos benefícios dos segurados que morrem e que o INSS ainda não foi informado.
Fonte: O DIA
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