Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que têm direito à revisão dos benefícios por incapacidade que o instituto fará automaticamente poderão tirar dúvidas sobre os ajustes em evento amanhã (14) no centro de São Paulo.
O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados) fará um mutirão em frente ao Poupatempo da Sé para responder às questões dos segurados, a partir das 10h30.
O Poupatempo fica na rua do Carmo, 171, na praça da Sé (região central da capital paulista), próximo à estação Sé do metrô.
O intuito do mutirão é esclarecer dúvidas sobre a revisão para os benefícios por incapacidade --como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença-- concedidos entre 1999 e 2009.
A revisão beneficia 491 mil segurados, que passarão a receber o benefício com o reajuste a partir de fevereiro do ano que vem.
Cerca de 2,3 milhões de trabalhadores que já receberam o benefício, mas que tiveram o pagamento cancelado, terão direito a receber os atrasados.
Eles receberão os valores que deixaram de ser pagos nos últimos cinco anos.
A revisão acontece devido a um erro de cálculo na concessão dos benefícios.
O cálculo foi refeito em 2009 pelo INSS. O órgão passou a fazer a revisão nos postos somente para quem fizesse o pedido.
A Justiça Federal em São Paulo determinou a revisão automática após ação movida pelo Ministério Público e pelo Sindnapi.
O acordo entre INSS, Advocacia-Geral da União, Sindnapi e procuradoria deve ser assinado nesta semana e protocolado na Justiça.
O INSS disse que os segurados com direito à revisão ou ao pagamento dos atrasados serão avisados por carta.
Os avisos serão encaminhados para os endereços cadastrados na Previdência ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
O pagamento será depositado automaticamente.
Fonte: Folha UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário