SÃO PAULO – As alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para artigos da linha branca e móveis ficaram mais altas a partir desta sexta-feira (1), acabando com o incentivo concedido pelo governo no ano passado.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no final de dezembro que a retirada da desoneração seria gradual ao longo dos seis primeiros meses de 2013. Sendo assim, na linha branca as alterações serão no fogão e no tanquinho que passarão a ter IPI de 2% até junho. Enquanto o refrigerador e o congelador passam para 7,5%. Já a máquina de lavar roupa permanecerá em 10% e o da geladeira ainda não foi definido.
No caso dos móveis, a tributação será de 2,5%, sendo que os painéis subirão para 2,5%, as luminárias para 7% e o papel de parede continuará em 10%.
Carros
O IPI dos veículos foi alterado no início de janeiro. Os carros Motor 1.0 subiram para 2% e irá subir para 3,5% em abril. Já o Motor flex 1.0 e 2.0 subiu para 7% e passará para 9% no segundo trimestre. Os de Motor gasolina 1.0 e 2.0 está em 8% para 1.0 e 10% para 2.0.
Fonte: Infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário