Instituição esclarece que não manda mensagens por e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome
A Receita Federal divulgou nota nesta sexta-feira (21) para destacar que, em época de declaração do Imposto de Renda, aumentam as tentativas de fraude eletrônica, como golpes via e-mail.
A instituição esclarece que não manda mensagens por e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome.
A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado na página da Receita.
De acordo com o órgão, há quadrilhas especializadas em roubar informações fiscais, bancárias e cadastrais de contribuintes por meio de mensagens eletrônicas contendo links ou anexos infectados por vírus que permitem o acesso aos dados.
A orientação da Receita a quem se deparar com esse tipo de mensagem é não responder, não abrir arquivos anexados, nem acionar links para endereços da Internet, excluindo imediatamente o e-mail.
Fraudes
Em uma das modalidades de golpe, a pessoa recebe um e-mail dizendo que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou uma inadimplência no CPF do contribuinte. O e-mail orienta a pessoa a clicar em um link para o seu demonstrativo dos números apresentados e das declarações divergentes.
A Receita cita que há também e-mails fraudulentos com o link para download do programa da declaração do imposto e e-mails sobre da necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).
Fonte: Folhapress / Jornal de Londrina
Nenhum comentário:
Postar um comentário