Como bem me escreveu um assinante de nossas mensagens semanais Motivação & Sucesso, “a ferramenta WhatsApp é excelente, facilita a comunicação, a interação e o compartilhamento de momentos felizes (fotos e vídeos) para pessoas que estão distantes”, porém diz ele, “muitos grupos de WhatsApp, principalmente nas empresas, têm tido um efeito contrário”.
“É preciso ter muito cuidado com mensagens escritas, pois o que escrevemos chega de forma impessoal ao destinatário. Só mesmo escritores muito hábeis são capazes de passar a exata emoção naquilo que escrevem. Assim, quase sempre, a pessoa que nos lê numa mensagem digital, não reconhece a emoção que está por trás da mensagem e isso faz com que haja muitas interpretações equivocadas— o que têm provocado muita confusão.
Os funcionários de muitas empresas têm criado, espontaneamente, grupos de WhatsApp para facilitar a comunicação entre eles. No entanto, além das equivocadas interpretações, algumas atitudes antiéticas estão ocorrendo com frequência. É o caso de pessoas que mandam mensagens ou expõem pessoas a todo o grupo, quando o correto teria sido dar esse feedback diretamente à pessoa. Essa falta de bom senso no uso do WhatsApp e mesmo e-mails ou outras ferramentas digitais, estão criando situações de constrangimento com possíveis efeitos jurídicos nocivos para pessoas e empresas”.
O importante é termos consciência de que novas tecnologias alteram a forma de relacionamento entre as pessoas e mudam a própria forma de viver. Desde o advento do automóvel, do telefone, da televisão, do fax, do computador, do smartphone, etc. nossa vida tem mudado numa velocidade nunca antes experimentada pelo ser humano. Ao mesmo tempo em que o progresso nos traz enormes vantagens, é preciso saber utilizar as novas tecnologias. Elas não são boas ou más em si. Seu uso é que as torna mais ou menos benéficas.
Assim, antes de entrar de cabeça no uso de novas tecnologias, pense em como fará esse uso e tome muito cuidado com o que escrever ou postar digitalmente, pois uma vez escrito ou postado, só restará a você corrigir possíveis mal-entendidos e estragos.
Pense nisso. Sucesso!
Fonte: Setcesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário