Através do CNPJ, a Receita Federal também permite agora ver o capital social, dados de contato entre outras informações. Veja aqui como está funcionando agora e como se proteger! A Receita Federal do Brasil ampliou o acesso a informações cadastrais das Pessoas Jurídicas através do CNPJ.
Anteriormente, poderia se consultar nome, endereço e atividade principal, além da informação se a empresa está ativa ou não.
Agora, também é possível ver também o quadro societário, capital social, telefone e e-mail de contato.
A medida é interessante porque desburocratiza pesquisas que muitas vezes precisamos no dia a dia para conduzir processos de regularização de empresas.
Por outro lado, os dados da empresa divulgados dessa forma podem ser acessados por pessoas de má-fé que poderão usar indevidamente as informações cadastrais da empresa.
Além disso, todos devem ficar mais atentos a e-mails de propagandas ou mesmo de vírus muito utilizados nas mídias digitais para divulgações de produtos ou mesmo, com a má intenção de roubar conteúdos das máquinas de quem acessa as contas de e-mail.
Em tempos digitais, os golpes também diversificam. Pode acontecer da pessoa receber um e-mail na conta da empresa, chamando-a pelo nome e NÃO DESCONFIAR que trata-se de um golpe. Fique atento.
A Receita Federal só manda correspondências eletrônicas para os contribuintes quando devidamente autorizadas. Além disso, utiliza-se de ambiente próprio chamado Domicilio Eletrônico do Contribuinte, acessado por login e senha para se comunicar sobre assuntos específicos.
As mensagens recebidas devem ser deletadas totalmente das máquinas onde foram recebidas porque podem representar risco para as empresas e seus sócios.
Fonte: Contábeis.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário