quinta-feira, 26 de abril de 2012

Site da Nota Fiscal Paulista se torna acessível para deficientes visuais



O site da Nota Fiscal Paulista foi totalmente reprogramado para ser acessível aos deficientes visuais. O Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda adequou as páginas do sistema aos padrões dos programas de leitura de tela utilizados pelos deficientes visuais para acessar a internet. No topo de cada página do sistema foi inserida uma barra de acessibilidade contendo menus rápidos que facilitam as opções de navegação.

Esses novos recursos dão suporte aos softwares que permitem a leitura de telas por meio de sintetizadores de voz que resultam em uma navegação amigável e asseguram autonomia ao usuário na realização de todas as operações no site como cadastramento, consulta e transferência de créditos para conta corrente ou poupança.

Os primeiros a usar a barra de acessibilidade foram os alunos do curso de informática do Instituto de Cegos Padre Chico, que navegaram no sistema durante as aulas ainda na fase de testes. O contato de técnicos da Fazenda com os alunos do Instituto, uma escola modelo para deficientes visuais situada no bairro do Ipiranga, na Capital, contribuiu para o aprimoramento das opções de navegação nas páginas do sistema. Esta interação resultou na criação de atalhos, alterações na disposição e sequência de informações que tornaram mais eficiente o funcionamento do software de leitura, facilitando a navegação.

Os ajustes para tornar as páginas da Nota Fiscal Paulista acessíveis a deficientes visuais foram realizados com base nas regras do WCAG - Web Content Accessibility Guidelines (Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web) e do e-Gov, sistema de informatização das funções do governo que visa tornar a prestação de serviços mais rápida e eficiente.

O conteúdo de todas as páginas da Nota Fiscal Paulista, a partir do login, foi submetido à avaliação do site "da Silva" (http://www.dasilva.org.br/), que mede o grau de adequação de sites às regras de acessibilidade do WCAG e e-Gov. O "da Silva" é um programa construído pela Acessibilidade Brasil, uma sociedade constituída por especialistas que têm como foco ações e projetos que privilegiem a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa escolaridade.

A atualização do site da Nota Fiscal Paulista obteve o selo de acessibilidade "AAA - Aprovado", conferido pela Acessibilidade Brasil a partir dos resultados da análise do "da Silva". Esta classificação dá à Nota Fiscal Paulista o direito de incluir o selo nas páginas do site, inserido na barra de acessibilidade. Esta classificação permite também seu registro na categoria Governo/Setor Público do Diretório Nacional de Sites Acessíveis, mantido pela Acessibilidade Brasil.

O trabalho realizado pela Secretaria da Fazenda, iniciado em outubro do ano passado, já cumpriu quatro etapas. A última será concluída até o final de abril de 2012, com a inclusão das páginas relativas aos sorteios mensais do programa. Com a medida, o site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/ cumpre os princípios da Lei Federal 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência. 

Fonte: Notícias Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário