terça-feira, 16 de abril de 2013

Emissão de CNPJs emitidos ultrapassa 23,5 mil, segundo Jucesp

Um mês após o início das operações do convênio entre a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp)  e Receita Federal, foram expedidas mais de 23,5 mil inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O cadastro é emitido em conjunto com o Número de Inscrição no Registro de Empresas (Nire) e a Inscrição Estadual (IE) da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Desde que o serviço entrou em prática, o volume de inscrições veio crescendo gradualmente e na última semana atingiu a marca de 32,5% do total de CNPJs emitidos no País. De acordo com o balanço da Receita Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com 13,5% e 9,4%.
Para o empreendedor, a medida significa economia de tempo e redução de gastos com deslocamentos, reconhecimento de firmas e autenticação de documentos. De acordo com o presidente da Jucesp, José Constantino de Bastos Jr., a expectativa é que o convênio traga cerca de R$ 18,3 milhões de economia por ano aos empreendedores, além de reduzir de 17 para sete dias o tempo médio de espera na soma dos processos isolados.
Interessados em abrir ou alterar dados de sua empresa não precisam mais aguardar o deferimento do Nire na Jucesp para somente então solicitar o CNPJ em um posto da Receita Federal. Os documentos são analisados simultaneamente pelos servidores da Jucesp. O empreendedor passa a obter o Nire, o CNPJ e a Inscrição Estadual da Sefaz em um único processo.

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário