Está valendo, desde o princípio deste mês de janeiro, em todos os Estados do Brasil, a Carteira de Trabalho Digital. Presente desde 2014 no Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal, a nova carteira tem como principal vantagem todas as informações atualizadas dos cidadãos, o que permite consultas online a respeito do histórico do trabalhador e maior agilidade no pagamento de benefícios previdenciários e trabalhistas.
Além disso, a mudança será gratuita, e o cidadão que quiser adquiri-la não desembolsará nada pelo documento. De acordo com Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os cidadãos serão atendidos por meio de um sistema de agendamento que evitará filas, com emissão rápida de aproximadamente 20 minutos.
Com a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador terá garantido mais segurança em seus dados e informações que serão cruzadas e detalhados no ato da solicitação da nova carteira. De acordo com dados do MTE, por ano são emitidas mais de 6 milhões de carteiras de trabalho em todo o país.
Quem já possui carteira de trabalho não precisa solicitar um novo documento, pois a mesma continuará valendo. A validação pelo novo sistema poderá ser feita apenas em caso de segunda via ou primeira via.
Fonte: Contmatic
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