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A Secretaria da Fazenda credenciou no Domicílio Eletrônico
do Contribuinte (DEC) 101 mil empresas que fazem parte do Simples Nacional ou
estão enquadradas no Regime Periódico de Apuração. Como essas firmas não
aderiram voluntariamente ao sistema no prazo de 90 dias após a data de início
de suas atividades, foram cadastradas de forma compulsória pelo Fisco
Paulista, como previsto na Resolução SF 141/2010 e na Portaria CAT 140/2010.
O DEC é um instrumento de comunicação via internet da
Secretaria da Fazenda com os contribuintes paulistas. Ao serem cadastradas,
as empresas recebem mensagens eletrônicas em uma caixa postal, com acesso
restrito a usuários autorizados e portadores da certificação digital
corporativo. Com a publicação da notificação do credenciamento no Diário
Oficial do Estado, em 6/9, todos esses
101 mil estabelecimentos tornam-se aptos a receber avisos e notificações
enviadas pelo Fisco.
O acesso ao DEC pode ser feito pela página da Secretaria
da Fazenda, no endereço www.fazenda.sp.gov.br/dec. Atualmente o sistema conta
com aproximadamente 700 mil contribuintes credenciados para os quais foram
enviados, desde o início de 2011, 3 milhões de mensagens eletrônicas, entre
avisos e notificações.
Os contribuintes credenciados ficam sujeitos às
disciplinas estabelecidas na Lei 13.918/2009, Resolução SF 141/2010 e
Portaria CAT 140/2010. As empresas devem entrar periodicamente no sistema
para verificar se existe um novo comunicado da Secretaria da Fazenda. De
acordo com a legislação em vigor, após 10 dias do envio da correspondência
eletrônica, o Fisco considerará que a empresa está ciente da mensagem
recebida.
Sobre o DEC
Todo contribuinte paulista enquadrado no Regime Periódico
de Apuração ou optante do Simples Nacional emitente de Nota Fiscal Eletrônica
(NF-e) deve se cadastrar. Aqueles que não são obrigados a emitir NF-e têm até
31 de dezembro de 2013 para se inscrever voluntariamente no DEC. As empresas
que não fizerem o credenciamento voluntário serão inscritas compulsoriamente
pela Secretaria da Fazenda de São Paulo.
Com o DEC os contribuintes são avisados, a critério da
Secretaria da Fazenda, sobre erros no cumprimento de determinadas obrigações
tributárias ou eventual comportamento tributário irregular. Nesse sentido, dá
às empresas a oportunidade para a regularização espontânea.
Fonte: SEFAZ/SP
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terça-feira, 17 de setembro de 2013
Fazenda credencia 101 mil empresas no Domicílio Eletrônico do Contribuinte
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