quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Gratuito, minissoftware de gestão cativa pequenos empreendedores

Voltado para o microempreendedor individual e negócios com faturamento anual de até R$ 360 mil, um programa de assessoramento empresarial, disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) em abril desse ano, já colhe as primeiras impressões sobre pequenos empreendedores que se inscreveram para receber o sistema de gestão e suporte online.
O sistema mantém o gerenciamento do negócio na web, seguindo a atual tendência da tecnologia da informação, e permite a total administração do empreendimento online. Batizado de PAI – Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio, o projeto se baseia no tripé: gratuidade de implantação, facilidade de uso e controle total das finanças da empresa.  Versão compacta dos ERPs (Enterprise Resource Plannings), softwares de gestão, o PAI ajuda a organizar a administração da empresa e auxilia no controle de estoque, cadastramento de pedidos, ordens de serviços, lançamento de despesas, receitas e outras funcionalidades.
Do total de softwares baixados no site do programa, a maior parte, 41%, vai para o estado de São Paulo. O segundo estado onde mais é procurado é o Paraná, com 14% e, depois, vem Minas Gerais, com 11%. A maioria das pessoas que adere ao programa e baixa o software se compõe de pequenos empresários do comércio varejista, pequenas indústrias, oficinas mecânicas e escritórios de contabilidade.
Itamar Belotto, dono da oficina mecânica Neuspeed, em Curitiba, tem empresa aberta desde 1998. Mas ainda não havia utilizado softwares de gestão pelo alto custo desse tipo de sistema e da contratação de uma pessoa para operá-lo. “Relutei muito em implantar algo assim aqui na oficina e acabei ficando totalmente à margem da informatização. Mas a gratuidade e a facilidade de uso da ferramenta me permitiram utilizá-la pessoalmente. Isso agora vai melhorar nosso gerenciamento e tornar a administração de contas e documentos mais rápida e eficaz”, comentou Belotto, que frequenta o ambiente de mecânica automotiva desde os sete anos de idade.
A assistente de marketing, Bruna do Carmo Gonçalves, é uma das pessoas que utiliza o sistema na empresa Radar Hospitalar, aberta na cidade de São Paulo em fevereiro desse ano. Segundo ela, o PAI é fácil de compreender e usar. “Estamos usando para cadastrar produtos, controlar o estoque e criar pedidos”, disse Bruna.  “Está sendo ótimo, porque a nossa empresa ainda está começando e não há custos adicionais”. Bruna também disse que o software distribuído pelo IBPT oportuniza uma experiência importante ao empreendedor. “Através do uso do programa a gente entende melhor como é que funcionam os processos internos da empresa e tem um primeiro contato com esse tipo de software", afirmou.
A microempresária curitibana, Vanderli Taborda de Paula, proprietária da empresa de embelezamento automotivo, Zelos Car, se diz satisfeita com a ferramenta do IBPT. A Zelos foi uma das empresas-piloto do sistema PAI. “Eu sempre fui muito organizada e tinha todas as contas da minha empresa em planilhas de Excel. Mas agora temos um sistema que integra tudo, mais simples, prático e funcional. Estou conseguindo, inclusive, gerenciar as contas pessoais e as da empresa usando o mesmo software”, contou.

SERVIÇO
Software: Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio
Desenvolvedor: IBPT
Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação ([http://www.ibpt.org.br]www.ibpt.org.br)

Site: www.pai.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário